segunda-feira, 5 de maio de 2008

*Revitalização do entorno do mercado público de porto alegre

Arquiteto Francisco Almeida (PUCRS)
Urbanismo. Revitalização/Restauração. Patrimônio.
O Mercado Público de Porto Alegre é uma das mais importantes edificações da capital, edificado na beira do rio Guaíba onde facilitava o comercio para os mercadores foi inaugurado em 1869 para abrigar o comercio e abastecer a cidade. Tombado como patrimônio histórico & cultural em 1979. Sofreu diversos danos, sobrevivendo á enchentes e incêndios até a década de 90 quando foi restaurado e recuperado ganhando uma maior qualidade e consolidando sua concepção arquitetônica.
Nos dias de hoje o Mercado ainda é bastante freqüentado pelos habitantes da capital e dos municípios arredores, ao lado desta edificação está o terminal de ônibus Parobé o qual leva um grande numero de pessoas ao centro da cidade e ao próprio mercado. Este grande numero de pessoas, ao mesmo tempo que valoriza o comércio gera um certo caos urbano ao entorno da edificação, o próprio Chalé da praça XV, edificação de valor histórico da região tem em seus arredores famílias de moradores de ruas e um comercio depredado nos antigos abrigo dos bondes. Entre estas duas edificações está o largo Glênio Peres o qual também é tombado pelo patrimônio histórico, este espaço é tomado pelos vendedores ambulantes aos finais de semana.
Em direção ao rio Guaíba, na frente do mercado existe a Praça Revolução Farroupilha que está passando por processo de recuperação nos dias de hoje, por esta praça se têm o acesso subterrâneo para a estação Mercado da linha-1 do Trenzurb a qual também tem um projeto de revitalização. A linha -1 do Trenzurb é o principal meio de transporte para as pessoas dos municípios arredores e neste projeto é onde ela terá conexão com a futura linha -2 do metrô (ainda em fase de projeto). A linha-02 do Trenzurb está projetada para passar sob o largo Glênio Peres conectando a Rua Voluntários da Partia com a av. Borges de Medeiros. O subterrâneo da praça XV de Novembro no projeto é explorado para o acesso subterrâneo á estação da mercado da linha -2 do Trenzurb com acesso para este subterrâneo pelo antigo abrigo dos bondes o qual recebe este novo uso ao invés do comercio atual que não coopera com a boa imagem desta área tão importante
O centro da cidade é uma região de intenso fluxo de pessoas, entre estas estão pessoas que residem no bairro, pessoas que trabalham no bairro, e pessoas que estão de passagem ou freqüentam o bairro quando necessário. Durante o dia é uma região extremamente movimentada e a noite é desabitada. O projeto começa com o objetivo de mudar o quadro de caos urbano do entorno do Mercado Publico e trazendo mais uma espécie de freqüentador para a área, atraindo pessoas para contemplar o local como um local cultural tanto no dia como na noite, relocando os ônibus do terminal Parobé para os outros terminais arredores, retornando com a antiga praça Parobé com um traçado mais contemporâneo e utilizando o subterrâneo da área da praça para uso de um comercio destinado aos vendedores ambulantes e estacionamento para o local.
O uso do piso urbano como praça elevando um pouco acima do nível do passeio gerando aberturas para ventilação cruzada para o subterrâneo onde no primeiro nível subterrâneo existe um pavimento destinado ao comercio da ambulantes e segue com mais dois níveis de estacionamento subterrâneo acessado por um túnel que inicia na Rua Siqueira Campos e tem saída na avenida Julio de Castilhos, tornando a praça Parobé, a praça Revolução Farroupilha e o largo Glênio Peres um grande quarteirão que envolve sua edificação principal, o Mercado Publico.

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